Ensino Fundamental
As séries iniciais do Ensino Fundamental na Beacon (1º ao 5º anos) buscam constituir a fundação para que cada aluno possa se desenvolver em todo o seu potencial e ampliar seu repertório social e cultural. Habilidades nas áreas de línguas, assim como de matemática, são essenciais para o bom desempenho do estudante em todas as demais áreas do conhecimento, de modo que são desenvolvidas em ambas as línguas, português e inglês. Um currículo desafiador em cada área do conhecimento é estruturado com objetivos específicos de aprendizagem significativa, apropriados para cada série.

As marcas dessa faixa etária, como a consolidação da alfabetização, o desenvolvimento contínuo da oralidade e da capacidade de se expressar em ambas as línguas (português e inglês), a compreensão de questões científicas, a ampliação do exercício investigador e da postura de estudante, são trabalhadas profundamente na Beacon. Somos uma comunidade de aprendizagem que procura desenvolver no aluno a ideia de coletivo e a importância do trabalho colaborativo.

Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, há mudanças na rotina e na organização do trabalho, quando comparadas à Educação Infantil. O aluno é desafiado a dominar procedimentos necessários para aprender os novos conteúdos, tais como pesquisa, registro, argumentação, comparação, entre outros. Há maior necessidade de estudo, comprometimento e organização com as tarefas, ou seja, há uma ampliação da postura de estudante. O trabalho do professor visa adaptar os alunos às demandas escolares mais complexas e à nova rotina, para além das inúmeras conquistas da Educação Infantil.

“Uma comunidade de aprendizagem que procura desenvolver no aluno a ideia de coletivo e a importância do trabalho colaborativo”

Além de um programa curricular desafiador e consistente, a Beacon School foca no desenvolvimento de valores e habilidades como o diálogo, convivência em grupo, tolerância e respeito mútuo, que ajudarão nossos alunos a se tornarem cidadãos do século 21: responsáveis, seres críticos, pensantes e atuantes, com princípios e mente aberta. Encorajamos os estudantes a desenvolver pensamento crítico e atitudes de liderança, seja assumindo pequenos papéis, como de representantes de classe ou papéis específicos em seu grupo de colegas, seja se engajando em assuntos gerais da escola. Finalmente, atividades que estimulam a criatividade e a tomada de iniciativa, gerando ações que transcendem os portões da escola, são bastante valorizadas e incentivadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Beacon School.

“Ações que transcendem os portões da escola são bastante valorizadas e incentivadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental da Beacon School”

Nossos esforços são norteados pelo objetivo de formar um indivíduo que tenha gosto pelo ato intelectual de aprender e clareza da importância de exercer o direito à palavra. Nesse contexto, as séries iniciais do Ensino Fundamental da Beacon são organizadas em torno dos temas transdisciplinares do Primary Years Program, contemplando grandes eixos do conhecimento, a saber: 1) Língua Portuguesa e Literatura; 2) Língua Inglesa; 3) Matemática; 4) Ciências; 5) Estudos Sociais: Geografia e História; 6) Educação Física; 7) Música; 8) Artes Visuais e 9) Língua Espanhola. Os alunos usam a investigação como recurso pedagógico, de modo a integrar e fazer conexões entre todas as áreas curriculares, para se tornarem produtores de conhecimento.