Ensino Fundamental: Áreas do Currículo
  • Língua e Literatura. A disciplina de Língua e Literatura desenvolve as competências dos alunos em seis diferentes áreas: compreensão auditiva, linguagem oral, leitura, escrita, habilidade visual e apresentação.

    Nossa escola valoriza a linguagem como recurso fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico, essencial para cultivar a compreensão intercultural e participação responsável nas comunidades locais, nacionais e globais.

    Uma vez que os alunos interagem com uma grande diversidade textual, adquirem conhecimento nos âmbitos moral, social, econômico, político, cultural e ambiental. Assim, desenvolvem continuamente competências para formar opiniões, tomar decisões e pensar eticamente.

    Buscamos envolver o aluno no estudo de diversos aspectos da língua e da literatura das comunidades e de suas culturas, e oferecer uma ampla gama de gêneros textuais literários e não literários, e de estilos e técnicas de escrita.

  • Língua Espanhola. A proposta do ensino da língua espanhola no segundo ciclo do fundamental continuará com a abordagem comunicativa, porém com ênfase maior nas quatro habilidades — leitura, escrita, escuta e fala — para que, desta forma, possa se ampliar o conhecimento do aluno no que diz respeito aos aspectos geográfico e histórico-social.

    O objetivo é que, até o final do segundo ciclo, o aluno compreenda as ideias principais de textos sobre temas cotidianos, comunique-se oralmente em situações corriqueiras, descreva experiências, acontecimentos, desejos, assim como justifique suas opiniões e seja capaz de produzir textos em espanhol.

    A partir do 9º ano o aluno estará apto a iniciar os estudos para o exame DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera) para escolares, destinado aos estudantes entre 11 e 17 anos. O DELE é um certificado oficial de espanhol outorgado pelo Instituto Cervantes, reconhecido internacionalmente e com vigência indefinida.

  • Matemática. A proposta de Matemática para as séries finais do Ensino Fundamental apresenta três desafios importantes: ampliar os conhecimentos de matemática iniciados nos primeiros anos, manter o encanto dos jovens alunos pelo aprendizado desta disciplina e fazê-los desenvolver habilidades e competências que colaborem para o seu sucesso no Ensino Médio, assim como na vida social e profissional. O grande enfoque nesse segmento escolar é, portanto, o letramento matemático.

    Letramento matemático é a capacidade individual de formular, empregar e interpretar a matemática em uma variedade de contextos. Isso inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas para descrever, explicar e predizer fenômenos. Tais mecanismos auxiliam os indivíduos a reconhecer o papel que a matemática exerce no mundo, de modo que cidadãos construtivos, engajados e reflexivos possam fazer julgamentos bem fundamentados e tomar as decisões necessárias.

    Para que o letramento aconteça, nosso trabalho terá como principais linhas de ação a aprendizagem baseada em problemas, na investigação e na aplicação do conhecimento matemático em situações diversas, escolares ou não.

  • História e Geografia. Incorpora as disciplinas tradicionalmente estudadas na área de humanas, bem como disciplinas das ciências sociais. Nas disciplinas de História e Geografia, os alunos coletam, descrevem e analisam dados, testam hipóteses e aprendem a interpretar informações complexas. O foco em exemplos, pesquisas e análises reais é um de seus aspectos essenciais.

    Essas disciplinas incentivam os alunos a respeitar e compreender o mundo ao seu redor, além de desenvolver as competências necessárias para investigar fatores históricos, contemporâneos, geográficos, políticos, sociais, econômicos, religiosos, tecnológicos e culturais que têm um impacto sobre os indivíduos, as sociedades e o ambiente.

  • Ciências O estudo de Ciências incentiva os alunos a explorar as questões por meio de investigação, levando-os a realizar observações e experimentações criteriosas, tanto de forma independente como colaborativa.

    Por meio de situações e aplicações reais das ciências, os alunos irão descobrir as tensões e dependências entre ciência e moral, ética, cultura, economia, política, tecnologia e meio ambiente.

    A investigação científica prevê a identificação de hipóteses e explicações diversas e alternativas, fomentando o pensamento crítico e criativo.

    O estudo das ciências permite aos alunos aprender a apreciar e respeitar as ideias dos outros, desenvolver habilidades de raciocínio ético e seu sentido de responsabilidade, como membros de comunidades locais e globais. O curso de Ciências inclui conteúdos conceituais das áreas de biologia, química, física, geologia e astronomia, e suas conexões com outras áreas do conhecimento.

  • Arte. No campo das artes, o desenvolvimento dos alunos se dá por meio da criação, execução e apresentação, de forma que possam expressar sentimentos, experiências e ideias. Os alunos têm a oportunidade de aprender sobre arte e de atuar como artistas.

    As artes estimulam a imaginação, desafiam as percepções e desenvolvem habilidades criativas e analíticas. Também desafiam e enriquecem a identidade pessoal, além de construir a consciência da estética em um contexto do mundo real.

  • Educação Física e Para a Saúde. Educação Física e para a Saúde capacita os alunos a compreender e apreciar o valor de ser fisicamente ativo e desenvolver a motivação para fazer escolhas de vida saudáveis. O ensino centra-se na aprendizagem sobre e por meio da atividade física.

    Esta disciplina fomenta o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuam para um estilo de vida equilibrado e saudável do aluno.

    Através da Educação Física e para a Saúde, os alunos aprendem a apreciar e respeitar as ideias dos outros, e desenvolver habilidades de colaboração e comunicação eficazes.

    Esta disciplina também oferece muitas oportunidades para construir relacionamentos interpessoais positivos, que podem ajudar os alunos a desenvolver um senso de responsabilidade social.

    Um currículo equilibrado inclui conteúdos significativos, como: conhecimento sobre o físico e a saúde, movimento estético, esportes de equipe e esportes individuais.