Ensino Fundamental: Áreas do Currículo
  • Língua Portuguesa. As práticas de linguagem na área de Língua Portuguesa visam possibilitar aos alunos o desenvolvimento da competência textual. Dessa forma, eles adquirem aptidão para se adequar às diversas situações de comunicação, expressando-se oralmente e por escrito e adquirindo a competência leitora para os mais diversos objetivos: obter informações, interpretar dados e fatos, recrear-se, recriar, observar, comparar, compreender, analisar, criticar textos.

    Para atingir tal objetivo, as práticas de linguagem desenvolvem-se em torno de quatro eixos: (a) leitura, compreensão e interpretação de textos; (b) produção de textos escritos; (c) escuta e produção de textos orais; (d) análise linguística.

    Na leitura e na produção de textos orais e escritos são empregados textos dos mais variados gêneros: lendas, fábulas, contos de fadas, narrativas de aventura, biografias, diários, notícias, reportagens, entrevistas, receitas, regras de jogos, textos de divulgação científica, textos didáticos, cartas de leitor, materiais de publicidade, resenhas críticas, poemas, quadrinhas, parlendas, entre outros. Além disso, obras da literatura infantil também são oferecidas para o conhecimento da herança cultural, para a apuração do senso crítico do jovem leitor e para o trabalho com a linguagem que desenvolve a sensibilidade, a imaginação e a criatividade.

    Na análise do sistema da língua são tratados os conteúdos que se referem aos padrões de escrita por meio de atividades específicas e do processo de revisão do texto produzido, sendo eles: ortografia, pontuação, paragrafação, mecanismos de coesão e coerência textual. A descrição gramatical é feita com foco em alguns conteúdos da morfologia: substantivo, adjetivo, verbo, pronome e artigo.

  • Língua Inglesa. Desde a Educação Infantil, os alunos na Beacon entram em contato com a língua inglesa como uma forma de comunicação com colegas e adultos e como elemento essencial na construção do conhecimento nas diversas áreas curriculares. No Ensino Fundamental, os alunos aprendem a língua inglesa ao serem expostos à fala de outros e pelo uso dela nas suas próprias interações; eles aprendem sobre a língua por meio da instrução contextualizada e explícita; e aprendem, por meio da linguagem, todos os conteúdos curriculares em que o Inglês é usado como língua de instrução.

    O uso eficaz da língua exige e amplia o pensamento. Discutir uma história, assistir a um documentário, ouvir a fala de outros ou escrever um texto implica na mobilização do pensamento. Ao ler textos cada vez mais complexos e realizar tarefas que demandam respostas escritas ou orais daquilo que estão aprendendo, o aluno desenvolve a sua capacidade de compreensão, memorização, análise e Avaliação (Texto em Inglês), além de ser capaz de empregar as ideias que formula na língua inglesa em todas as outras disciplinas.

    O desenvolvimento das habilidades da comunicação oral, da leitura e da escrita é enriquecido pela ampla exposição a obras da literatura internacional na língua inglesa e tem como objetivo promover e nutrir nos alunos um amor permanente pela leitura.

  • Matemática. Ensinar e aprender matemática: A Matemática é um instrumento científico, social e tecnológico associado ao desenvolvimento humano. De fato, essa ciência está envolvida em todos os âmbitos da sociedade, e quase não há processo no qual não haja matemática ou a utilização do pensar matemático que se caracteriza por analisar dados, identificar problemas, levantar hipóteses, tomar decisões, conferir se a hipótese se confirma ou não. Por isso, quando um aluno passa pela escola e não aprende matemática, tem comprometida uma parte importante de sua cidadania, uma vez que faltarão a ele certos instrumentos de leitura de mundo.

    Aprender matemática: No projeto pedagógico da Beacon, aprender matemática envolve três ideias básicas: conhecimento específico de noções, conceitos e procedimentos matemáticos, alfabetização matemática e mobilização de conhecimentos por resolução de problemas em situações diversas em que seu uso se faça necessário.

    Em nossa proposta, por meio de situações planejadas, articuladas e desafiadoras, os alunos desenvolvem conhecimento a respeito de números, operações, geometria, medidas e estatística.

    Para nós, quando a um aluno é ensinada a matemática de modo organizado, planejado e cuidadoso, ele estabelece formas de pensamento matemático, compreende o sentido desses conceitos e pode acessá-los sempre que necessário na escola e fora dela.

  • Ciências. O estudo de Ciências, baseado na investigação, está presente diariamente no currículo de todos os anos do Ensino Fundamental. Desde cedo as experiências científicas desenvolvem nos alunos habilidades para solução de problemas e os capacitam a participar de um mundo cada vez mais científico e tecnológico, levando-os a fazer conexões entre conceitos aprendidos em sala de aula e o mundo que os cerca.

    A metodologia adotada pela Beacon School baseia-se na convicção de que os alunos aprendem melhor quando:

    • O processo de investigação é estimulado e envolve diretamente o aluno em explorações e investigações;
    • A instrução enriquece a estrutura conceitual que o aluno possui;
    • O conteúdo é organizado em temas conceituais amplos comuns a todas as áreas das ciências;
    • As habilidades em matemática e comunicação fazem parte integrante das investigações transdisciplinares da educação científica.

    Quatro áreas disciplinares são tratadas:

    • Ciências da Vida, com investigações sobre questões relacionadas com o ser humano e o meio ambiente;
    • Ciências da Terra e do Espaço, ampliando as investigações que incluem o planeta Terra e a sua relação com o Universo;
    • Materiais e Matéria, focando o estudo das origens, propriedades e usos de sólidos, líquidos e gases;
    • Forças e Energia, como uma introdução ao mundo da Física.

    Os alunos são levados a observar, explorar, medir e comparar, questionar, prever, testar teorias e articular hipóteses com seus colegas e professores; e, ainda, modificar seus pensamentos e chegar a conclusões baseadas na experiência.

  • Estudos Sociais - Geografia e História*. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os conceitos de História e Geografia são trabalhados em conjunto, compondo a área de Estudos Sociais. Nessa área, os estudantes ampliam sua compreensão da sociedade humana ao colocarem em foco tanto eles próprios e os outros que vivem nessa mesma comunidade, quanto os que vivem em outras distantes no tempo e no espaço.

    Eles investigam como e por que os grupos são organizados em comunidades e os modos pelos quais elas refletem as culturas e os costumes dos seus povos. Reconhecem assim a interdependência dos sistemas e a função deles nas comunidades locais e nacionais. Promove-se um aumento da consciência dos alunos sobre como o povo influencia seus locais de moradia e o seu meio ambiente e é influenciado por eles.

    Os alunos exploram as relações entre a valorização e a proteção do meio ambiente. Ampliam a compreensão do tempo ao identificarem não só eventos importantes da vida das pessoas, mas também como o passado está gravado e é lembrado de modos diferentes. Ampliam também a sua compreensão do impacto dos avanços da tecnologia no tempo sobre os indivíduos, sobre a sociedade e sobre o meio ambiente.

    Além de abordar todos esses aspectos, especificamente na área de Geografia, é feita uma alfabetização cartográfica que permite ao aluno a leitura, análise e interpretação de mapas.

    * Texto extraído em sua maior parte da publicação: "A curriculum framework for international primary education", Primary Years Program, IBO, 2011

  • Educação Física. Na Beacon School, a Educação Física articula as concepções de corpo e movimento às múltiplas dimensões da criança, sejam nos domínios motor, cognitivo ou afetivo-social, no sentido de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para levar uma vida saudável em toda plenitude de seu conceito.

    Por meio de jogos (coletivos, cooperativos e pré-desportivos), brincadeiras, atividades rítmicas e/ou lúdicas e esporte, a Educação Física valoriza o “aprender a movimentar-se e o aprender por meio do movimento”.

    A variedade de atividades propostas possibilita ao aluno não somente o aumento do repertório motor, ampliando suas possibilidades de expressão e o desenvolvimento das aptidões físicas e da saúde, mas também a compreensão de regras, noções de tempo e espaço, as relações com as demais áreas do conhecimento e o aprendizado para lidar com solução de problemas.

    Nas aulas de Educação Física ou nos eventos esportivos, a criança toma conhecimento dos desafios e limites, sejam eles individuais ou em grupo, desenvolvendo o autoconhecimento, a autoestima, a autoconfiança, a conquista da autonomia e o aprendizado do convívio social baseado nos sentimentos de cooperação, solidariedade, respeito ao próximo e convivência com a diferença. A valorização das diferentes manifestações culturais também se faz presente, por meio do resgate de jogos corporais e ritmos do Brasil e do mundo.

    A evolução das propostas apresentadas, dos jogos e brincadeiras até a inserção das modalidades esportivas, ocorre de maneira gradativa, respeitando as características da faixa etária, seja em relação aos desafios corporais, como também em relação à complexidade das regras e estratégias de jogos.

  • Música. O Programa de Música do Ensino Fundamental I é baseado na filosofia e prática da Orff Schulwerk - linha de educação musical desenvolvida pelo compositor Carl Orff. A Orff Schulwerk parte da premissa de que toda criança é naturalmente musical e ama tocar, cantar e dançar.

    Na Beacon, além de aprenderem dezenas de canções de diferentes países, que abrangem uma variedade de contextos históricos, sociais e culturais, as crianças também se familiarizam com muitas danças e peças instrumentais de diversas partes do mundo. Além disso, são estimuladas a contribuir com suas próprias ideias, por meio de improvisações, composições e coreografias.

    As atividades das aulas de música desenvolvem o intelecto, a imaginação, as emoções e as habilidades físicas e sociais das crianças, de forma a contribuir significativamente com sua experiência educacional como um todo.

  • Artes Visuais. No Ensino Fundamental I da Beacon School, a área de Artes Visuais reconhece a criança como um ser cultural que age e interage com a comunidade onde vive e que também possui expressão própria; o desenvolvimento das linguagens visuais nas crianças se dá no fazer e na apreciação do processo de produção artística e da obra em si.

    A metodologia abordada tem como foco a investigação e a experimentação poética do fazer e se dá por meio do contato direto com a matéria, do exercício constante de criação simbólica e da fruição em relação à produção artística de diferentes povos em diferentes épocas, da arte contemporânea e da arte popular, da produção do grupo e da sua própria produção. O conhecimento vai então se construindo de forma integrada entre essa ação artística em desenvolvimento e as demais áreas do currículo, apontando para um caminho de descobertas estéticas e invenções inesgotáveis.