Educação Infantil: Áreas do Currículo
  • Identidade Pessoal e Autonomia. Para a criança, a construção da sua identidade considera a ideia de distinção entre ela e o outro. A construção da identidade é gradativa, cabendo à escola proporcionar atividades em que a criança, alternadamente, imita e se funde com o outro, para diferenciar-se dele em seguida. As crianças vão gradualmente percebendo-se e percebendo os outros como diferentes, o que lhes permite acionar seus próprios recursos – condição essencial para o desenvolvimento da autonomia.

    “Na Beacon, a autonomia é mais do que um objetivo a ser alcançado com as crianças: é o princípio da ação educativa”

    Na Beacon, a autonomia, definida como a capacidade de se conduzir e tomar decisões levando em conta regras, valores, perspectiva pessoal, bem como a do outro, é mais do que um objetivo a ser alcançado com as crianças: é o princípio da ação educativa. Conceber uma educação em direção à autonomia significa considerar as crianças como seres com vontade própria, capazes e competentes para construir conhecimento e, dentro de suas possibilidades, interferir no meio em que vivem.

  • Linguagem / Bilinguismo. Nos seus primeiros anos de vida, as crianças precisam vivenciar ricas experiências no campo da linguagem, capazes de dar sustentação ao desenvolvimento e manutenção da sua língua-mãe e ao aprendizado do inglês como língua estrangeira. Incentivamos essas experiências quando:

    • Ampliamos o repertório da língua da criança nas atividades rotineiras;
    • Conversamos com a criança e propomos brincadeiras que envolvam o uso da língua;
    • Usamos jogos interativos, cantamos músicas e lemos histórias.

    Nos primeiros anos na Beacon, o programa oferece uma ampla gama de atividades em inglês para a aquisição da língua. À medida que ingressam na fase de alfabetização, a carga horária das atividades em português aumenta, já que essas aulas são dadas em português, em sua maioria, para crianças que têm esse idioma como língua materna.

  • Ciências da Natureza e Sociedade. Crianças pequenas são investigadores espontâneos, movidos por uma curiosidade natural sobre a vida. É nosso papel inspirar, cultivar e alimentar essa curiosidade. Durante a Educação Infantil, a Beacon abre oportunidades para que as crianças construam significados através de atividades de investigações proativas, encorajando-as a fazer perguntas, observar e explorar formas de encontrar respostas para seus questionamentos, à medida que aprendem por meio da sua curiosidade.

    Nessa faixa etária, fazer conexões e aprender a engajar-se no processo do pensamento científico são atitudes mais importantes do que aprender fatos.

    “Crianças pequenas são cientistas e investigadores espontâneos. A Beacon abre oportunidades para que as crianças construam significados através de atividades de investigações proativas, encorajando-as a fazer perguntas, observar e explorar formas de encontrar respostas para seus questionamentos”

  • Matemática. A matemática faz parte das primeiras experiências da vida da criança, despertando o estabelecimento de relações, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico.

    As noções informais trazidas pelas crianças sobre numeração, medida, espaço e forma funcionarão como referência para a construção das ideias da matemática de forma significativa.

    “A matemática faz parte das primeiras experiências da vida da criança, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico”

    Para as crianças da Educação Infantil, é na brincadeira, nos jogos, na vivência, na exploração e no enfrentamento de desafios que elas encontram situações para aplicação dos conceitos matemáticos, tais como quantificar, comparar, relacionar, observar, classificar, ordenar, medir, deduzir e estimar, que são habilidades básicas para a aprendizagem da disciplina.

    O eixo de Sociedade considera o estudo das pessoas em relação ao seu passado, presente e futuro, ao seu ambiente e à sociedade em que vivem. A partir do entendimento de sua identidade pessoal e cultural, as crianças são incentivadas a desenvolver sua curiosidade natural e têm a possibilidade de compreender este mundo em rápida transformação.

  • Artes.As crianças são expostas a atividades de artes visuais, música e artes dramáticas, de forma a se expressarem de diversas maneiras que vão além de sua linguagem oral. Essas três formas de arte têm como objetivo proporcionar oportunidades para criação, desenvolvimento da imaginação, da expressão oral e não oral, da conscientização da perspectiva dos outros e da apreciação estética.

    “As três formas de arte têm como objetivo proporcionar oportunidades para criação, desenvolvimento da imaginação, da expressão da conscientização da perspectiva dos outros e da apreciação estética”

    • Artes Visuais. Por meio das atividades de artes visuais, as crianças constroem um entendimento sobre sua comunidade, seu ambiente, seus próprios sentimentos e suas emoções. São expostas a diversos materiais, formas, texturas, cores e, com isso, desenvolvem um prazer pela criação e expressão artística.
    • Artes Dramáticas. Através dos jogos simbólicos e faz de conta, as crianças têm a oportunidade de trabalhar em grupo para criar juntas dramatizações e experimentar situações por diferentes pontos de vista.
    • Música. Os alunos são envolvidos em atividades musicais usando seu corpo, sua voz e instrumentos simples, com objetivo de entrar em contato com a música sob diferentes perspectivas de tempo, espaço e cultura. A música também propicia o desenvolvimento da escuta e a ampliação do repertório das crianças.
  • Corpo e Movimento. O corpo e o movimento são as primeiras formas de comunicação da criança com o mundo. Por meio deles, ela expressa suas emoções e pensamentos, sendo, portanto, importantes canais de aprendizagem.

    Vinculando a ação motora às ações cognitivas e afetivas, e valorizando a importância da ludicidade para essa faixa etária, as atividades de Corpo e Movimento aprimoram conhecimentos, habilidades e atitudes positivas para o desenvolvimento integral e saudável das crianças.

    “O corpo e o movimento são as primeiras formas de comunicação da criança com o mundo. As atividades de Corpo e Movimento aprimoram conhecimentos, habilidades e atitudes positivas para o desenvolvimento integral e saudável”

    As crianças experimentam uma diversidade de atividades lúdicas e rítmicas que, além de desenvolver a motricidade e explorar diversas formas de expressão, proporciona momentos de desafios e interação. Possibilita, também, o entendimento de regras nas brincadeiras e jogos, a conscientização da importância do comportamento cooperativo e o cuidado com sua segurança.