Educação Infantil
“Ao deixar a Educação Infantil, a criança deve possuir um repertório de experiências e habilidades amplo, que expresse o trabalho educativo realizado durante os primeiros anos de escolaridade. Não se trata apenas de que a criança seja feliz e esteja sendo cuidada durante esses anos. Trata-se de fazer justiça ao seu potencial de desenvolvimento durante anos que são cruciais.” César Coll

Os primeiros anos da vida de uma criança constituem a base para o seu crescimento futuro, seu desenvolvimento e aprendizado, não somente dentro da escola, mas também no ambiente familiar e na comunidade. Os principais traços de personalidade são formados nessa faixa etária e a criança aprende mais nessa época do que em qualquer outra fase de sua vida. As crianças pequenas trazem suas vivências e competências diversas, em variados níveis de evolução. A escola as aproveitará como alicerces do seu processo de aprendizado, que ocorrerá por meio de experiências sensórias e pela experimentação, exploração e observação.
Sendo assim, nos primeiros anos escolares da Beacon, nós:

  • Estimulamos a imaginação, a curiosidade e a criatividade das crianças em um ambiente acolhedor, que prioriza o brincar como recurso essencial no processo de aprendizado;
  • Ajudamos a criança a desenvolver senso de generosidade, consideração pelo próximo e disciplina, base para um cidadão conviver pacificamente em sociedade;
  • Encorajamos o desenvolvimento de um forte sentido de independência, organização e autoestima;
  • Conduzimos a criança a investigar, observar, questionar e explorar ideias de forma independente, por meio da exploração individual ou em grupo, respeitando o ritmo de cada uma;
  • Respeitamos a individualidade de cada criança, tendo em mente que cada uma se desenvolve de forma diferente, a seu ritmo, e tem potenciais a serem aprimorados;
  • Focamos no desenvolvimento da linguagem e da motricidade;
  • Promovemos atividades para seu desenvolvimento, respeitando sua forma de aprendizado, assim como suas habilidades, necessidades e interesses individuais. Tais atividades incentivam a organização, concentração e autonomia, além de desenvolverem coordenação motora fina e grossa, melhorando sua capacidade de executar tarefas com independência.

O ambiente da escola, seja ele interno ou externo, desempenha um papel essencial no início da vida escolar. Provendo um espaço educativo que vai ao encontro das necessidades da criança e que proporciona apoio ao crescimento individual, otimizamos o processo de aprendizagem. O ambiente que dá oportunidades para a criança brincar e trabalhar, sozinha ou com um amigo, em pequenos ou grandes grupos, alimenta seu potencial de exploração e investigação, ajudando-a a desenvolver habilidades para resolução de problemas e pensamento crítico. Em constante processo de aprendizagem, ela precisa de tempo e espaço para observar, explorar, investigar e envolver-se no ambiente escolar.

“As crianças pequenas trazem suas vivências e competências diversas, em variados níveis de evolução. A Beacon entende esse período como uma fase que deve ser valorizada e cuidada”

Para muitas crianças, a escola é o primeiro ambiente social externo à família. Representa um espaço novo e desconhecido, com pessoas estranhas em seu universo de relações. Ir para a escola significa separar-se daqueles com quem se sente segura e daquilo que conhece, o que gera uma insegurança natural. É necessário um tempo para que a criança conheça e aceite o espaço novo, e para que, em seguida, inicie o processo de estabelecimento do vínculo com as pessoas que estarão em contato com ela todos os dias. Esse tempo, que chamamos de período de adaptação, pode ser mais longo ou mais breve, mas é imprescindível a todas as crianças. A Beacon entende esse período como uma fase que deve ser valorizada e cuidada e, portanto, promove uma adaptação gradual e consistente, para que a criança adquira progressivamente confiança na sua capacidade de criar e de se aventurar além da família. Esse momento é muito importante e é o primeiro passo em direção à sua autonomia.

A organização da rotina é elemento essencial do programa da Educação Infantil. A rotina propicia à criança atuar com tranquilidade, engajamento e autonomia no ambiente escolar, uma vez que permite a ela chegar à escola todos os dias podendo antecipar eventos ou ainda encontrar objetos conhecidos – como os brinquedos da sala –, o que oferece uma sensação confortável de segurança e bem-estar.

Na Educação Infantil, a parceria escola-família exerce importante influência nesse processo de desenvolvimento, já que a criança se sentirá mais segura quanto maior for a coerência de ideias ao seu redor. Para tanto, estamos em constante contato com os pais, seja por meio de reuniões coletivas ou individuais, ou mesmo no encontro informal diário na escola, uma vez que eles são convidados a entrar na Beacon todos os dias, acompanhando seus filhos nos momentos de chegada e saída.

“Na Educação Infantil, a parceria escola-família exerce importante influência. Estamos em constante contato com os pais, seja por meio de reuniões coletivas ou individuais, ou mesmo no encontro informal diário na escola. Os pais são convidados a entrar na Beacon todos os dias, acompanhando seus filhos nos momentos de chegada e saída”

Entendendo que a criança faz uso de múltiplas linguagens em seu processo de aprendizado, a Beacon Educação Infantil elabora o seu programa pedagógico, estruturando os objetivos de aprendizagem ao redor de seis eixos principais: 1) Identidade e Autonomia; 2) Linguagem Oral e Escrita; 3) Ciências da Natureza e Sociedade; 4) Matemática; 5) Artes – Artes Visuais, Música e Jogos Dramáticos e 6) Corpo & Movimento.