Ambiente Educativo
Um espaço que promove o encontro e incentiva as relações.

A concepção e idealização do espaço na Beacon têm como premissa básica a ideia de um ambiente que coloca o aluno como centro e que reflete elementos essenciais da cultura da escola, convidando à construção de relações e promovendo o encontro entre todos que lá frequentam. É um ambiente educador composto por espaços para a experimentação, inventividade e exploração. A pluralidade e o apreço pelo processo individualizado de construção do conhecimento também norteiam a organização do espaço escolar, que deve ser adequado a cada faixa etária e flexível às demandas de seus alunos.

Na Educação Infantil, cada espaço compõe um conjunto múltiplo de recursos e se abre ao aluno como uma estação de descobertas. A sala de aula, com centros de aprendizagem, leitura, trabalho pessoal, arte e informática, propicia a investigação individual e em grupo; o ateliê de expressão artística recebe a criança como um laboratório de criação; o parque chama aos desafios motores; a biblioteca se abre como uma astronave, que leva as crianças a viajarem pelo mundo da literatura.

"Um ambiente que coloca o aluno como centro e que reflete elementos essenciais da cultura da escola"

Para o aluno de Ensino Fundamental, a Beacon amplia as possibilidades de exploração de espaço, oferecendo áreas esportivas, laboratórios, salas de aulas mais amplas, centro midiático, espaços para artes visuais, música e artes dramáticas. Sem hierarquia, todos os ambientes da escola assumem igual importância ao oferecer múltiplas oportunidades no processo de construção do saber.

E o conhecimento adquirido transforma constantemente o espaço a partir da intervenção dos alunos. Um lugar que é, ao mesmo tempo, o registro da ação dos alunos e fonte de inspiração. Um ambiente que permita imaginar, emocionar-se, sonhar e conhecer; que não quer o que é redundante, mas aquilo que ajuda a sair da conformidade. Conformar-se anula a paixão, abre espaço para a monotonia, e a escola tem que ter paixão.

“Um ambiente que permita imaginar, emocionar-se, sonhar e conhecer”

Em 2018, a abertura do Campus Beacon School ampliará as possibilidades para os alunos. A concepção desse novo espaço envolveu a equipe pedagógica, pais, alunos e arquitetos, de modo a adequar-se a esse aluno que cresceu.

 
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar
Clique na imagem para ampliar