Na Beacon, reconhecemos que a chegada à escola é a primeira experiência fora do ambiente familiar para as crianças, e garantimos um cuidadoso processo de adaptação. Acolhemos os pequenos dentro de um ambiente construído especialmente para eles, priorizando o brincar como forma de desenvolvimento da independência, organização e autoestima.

As atividades, individuais e em grupo, valorizam os interesses da criança e suas necessidades e habilidades, promovendo investigação, exploração e trocas. Na parceria entre família e escola, cuidamos da adaptação respeitando o tempo e as necessidades de cada criança, celebrando esse momento especial na vida delas e de suas famílias.

Assista ao vídeo e saiba mais
imagem-educacao-infantil

A rotina traz para o dia a dia da criança consistência e segurança, visando que ela se aproprie do seu cotidiano de forma autônoma.

imagem-educacao-infantil

Os estudos do meio, conectados às Unidades de Investigação, proporcionam momentos coletivos e ampliam a visão de mundo das crianças, onde o olhar investigativo, valorizado pela escola, transcende seus muros.

imagem-educacao-infantil

Convidamos a criança a se reconhecer como parte de um grupo, onde nossas ações contribuem para uma convivência ética e empática, respeitando a diversidade.

imagem-educacao-infantil

O desenvolvimento da autonomia permeia todo o cotidiano escolar, sendo que base fundamental para a construção da identidade da criança.

imagem-educacao-infantil

Focamos no desenvolvimento global da criança, priorizando as diferentes linguagens.

imagem-educacao-infantil

Valorizamos a parceria entre escola e família por meio de um diálogo aberto e constante, priorizando a transparência no desenvolvimento da criança.

imagem-educacao-infantil

Favorecemos a imaginação, acolhemos a curiosidade e potencializamos o processo criativo das crianças em um ambiente instigante que prioriza o brincar no processo de aprendizagem.

Campos de Experiência

Os Campos de Experiências reconhecem que a imersão das crianças em práticas sociais e culturais criativas e interativas promovem aprendizados significativos. São um arranjo curricular que organiza e integra brincadeiras, observações, interações que acontecem na rotina da escola. Dão intencionalidade para as práticas pedagógicas e colocam a criança no centro do processo.

 

 

Áreas do Conhecimento

Focado nas múltiplas linguagens das crianças, nosso currículo está  conectado às Unidades de Investigação do Primary Years Programme (PYP) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este,  é organizado pelas seguintes áreas de conhecimento: Identidade e Autonomia, Linguagens, Ciências da Natureza e Sociedade, Matemática, Artes Visuais, Música e Jogos Dramáticos, e Corpo e Movimento.
O programa da Educação Infantil é também inspirado pelas abordagens educacionais de Montessori e Reggio Emilia. É dando ênfase ao aprendizado por meio do brincar e da exploração que nossos alunos desenvolvem  o interesse e a curiosidade  em aprender sobre o mundo a sua volta.
Embora distintas, as abordagens compartilham de valores e princípios que as tornam complementares em nossa  prática educativa. Ambas reconhecem  a importância da autonomia da criança,  e seu protagonismo por meio de um  aprendizado ativo e do ambiente como elemento fundamental nos percursos  investigativos.

Clique nas áreas abaixo para mais informações:

Currículo da Educação Infantil

Identidade e Autonomia

Identidade e Autonomia - O convívio diário na escola conta com a mediação cuidadosa dos educadores para promover a autonomia e favorecer interações respeitosas e ricas em trocas entre pares. É por meio dessa rotina que a criança vai ampliando conceitos para compreender a si, ao outro e como pertencente aos grupos (família, escola e coletividade). As culturas, as celebrações, as línguas e a diversidade são apresentadas e trabalhadas de forma convidativa, priorizando o brincar.

Currículo da Educação Infantil

Linguagens

Na Beacon, valorizamos as diversas formas de expressão, como nos movimentos do corpo, gestos, artes visuais, música e interações. A imersão na língua inglesa ocorre de forma integrada ao dia a dia escolar, assim como no português, ampliando o repertório cultural e as possibilidades de comunicação da criança.

Currículo da Educação Infantil

Artes e Música

Diariamente, as crianças entram em contato com o faz de conta e a própria imaginação, as histórias, as canções e parlendas, jogos e experiências, com uma variedade de materiais de diversas culturas. O trabalho com objetos não estruturados, as aulas de música e as aulas no atelier instrumentalizam e favorecem a apropriação da livre expressão e dos processos criativos desenvolvidos pelas crianças.

Currículo da Educação Infantil

Matemática

As descobertas da matemática acontecem por meio de jogos e brincadeiras, além de serem encorajadas no dia a dia escolar. A compreensão de peso, quantidade, volume, dedução, classificação, sequência, raciocínio lógico e numeração integram a rotina de forma espontânea nos espaços investigativos de brincadeira. Projetos e experimentos que promovam a compreensão dos conceitos matemáticos fazem parte do planejamento diário das aulas na Educação Infantil.

Currículo da Educação Infantil

Ciências da Natureza

Temos um currículo fundamentado nas investigações das crianças. As propostas procuram integrar um amplo repertório cultural, a busca por conhecimento em experiências lúdicas de pesquisa científica e estudos do meio. A escola é pensada para que os questionamentos e as explorações das crianças possam acontecer de forma livre, mediada pelo educador, e para que sejam priorizadas.

Currículo da Educação Infantil

Corpo e Movimento

As aulas de Corpo e Movimento trabalham com o desenvolvimento global da criança, alinhadas ao currículo investigativo. As crianças são apresentadas a jogos de cooperação, e iniciam a compreensão das regras, ampliando a consciência de si e do outro. Por meio de brincadeiras que ampliam a consciência corporal, as crianças exploram movimentos e gestos, trabalhando a motricidade fina e grossa. O eu, o outro e o nós
O convívio diário na escola conta com a mediação cuidadosa dos educadores para promover a autonomia e favorecer interações respeitosas e ricas em trocas entre pares. É por meio dessa rotina que a criança vai ampliando conceitos para compreender a si, ao outro e se sentir pertencente aos grupos (família, escola e coletividade). As culturas, as celebrações, as línguas e a diversidade vão sendo apresentadas de forma convidativa, priorizando o brincar. Corpo, gestos e movimentos
As aulas de Corpo e Movimento trabalham com o desenvolvimento global da criança, alinhadas com o currículo investigativo. As crianças são apresentadas a jogos de cooperação, e iniciam a compreensão das regras ampliando a compreensão de si e do outro. Por meio de brincadeiras que ampliam a consciência corporal, as crianças exploram movimentos e gestos, trabalhando a motricidade fina e grossa. Traços, sons, cores e formas
De forma diária as crianças entram em contato com o faz de conta, as histórias, as canções, parlendas, jogos e experiências com uma variedade de materiais, de diversas culturas. O trabalho com objetos não estruturados, as aulas de música, assim como o ateliê, instrumentalizam e favorecem a apropriação da livre expressão e processos criativos pelas crianças. Escuta, fala, pensamento e imaginação
Na Beacon valorizamos as diversas formas de expressão, nos movimentos do corpo, gestos, artes visuais, música e interações. A imersão na língua inglesa ocorre de forma integrada ao dia a dia escolar, assim como o português ampliando o repertório cultural e as possibilidades de comunicação da criança.
 Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
As descobertas da matemática acontecem por meio de jogos e brincadeiras e são encorajadas no dia a dia escolar. A compreensão de peso, quantidade, volume, dedução, classificação, sequência, raciocínio lógico e numeração integram a rotina de forma espontânea nos espaços investigativos de brincadeira. Projetos e experimentos que promovam a compreensão dos conceitos matemáticos fazem parte do planejamento diário das aulas na Educação Infantil.

Agende uma visita

Agende uma visita

Conheça melhor o nosso projeto pedagógico e nossas unidades

Conheça melhor o nosso projeto pedagógico e nossas unidades

Agende uma visita Agende uma visita
crianca-sorridente