O reconhecimento como uma IB World School destaca nosso compromisso em oferecer uma educação internacional para formar cidadãos de mente aberta, capacitados para enfrentar os desafios do século XXI e contribuir para a transformação da sociedade. A formação internacional também é promovida por meio de vivências no exterior e eventos que buscam desenvolver a sensibilidade intercultural, não só nos estudantes, mas em toda a nossa comunidade escolar.
A Beacon oferece os três programas do IB: o Primary Years Programme | PYP, para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I; o Middle Years Programme | MYP, para o Ensino Fundamental II; e o Diploma Programme | DP, para estudantes do Ensino Médio.
Saiba maisComo escola que reconhece sua identidade brasileira, a Beacon articula os programas do IB ao currículo nacional e, assim, contribui para a formação de indivíduos capazes de compreender, atuar e transformar os contextos em que vivem. Língua e Literatura Brasileira, História e Geografia do Brasil e manifestações da nossa cultura têm lugar fundamental no currículo em todos os segmentos.
A compreensão do país e o fortalecimento dos laços identitários também ocorrem por meio das vivências em estudos do meio e viagens, que proporcionam a imersão e o acesso à história, às experiências e às questões locais em um país de dimensões continentais como o Brasil. A Beacon promove experiências de aprendizagem em português e inglês, reconhecendo ambas as línguas como meios de instrução, comunicação e de desenvolvimento da identidade do aluno, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O bilinguismo fortalece o potencial criativo do estudante e sua consciência sobre os contextos em que as línguas são faladas. E, a partir dos 10 anos, os alunos iniciam o estudo do espanhol como língua estrangeira com o objetivo de ingressarem no Ensino Médio fluentes em três idiomas.
Na Beacon, a investigação é a abordagem pedagógica norteadora do currículo. É por meio dela que os alunos exploram, questionam, experimentam, brincam, refletem, pesquisam e aplicam seus conhecimentos e sua compreensão conceitual do mundo para resolver problemas.
Por serem agentes de seu próprio aprendizado, os estudantes têm voz, escolha e domínio sobre a sua jornada de aprendizagem. Assim, as relações na Beacon entre professores e estudantes são pautadas pelo respeito mútuo, escuta ativa, diálogo e colaboração. Os estudantes desenvolvem a autoconfiança para assumir responsabilidade sobre a sua aprendizagem, fazer escolhas e refletir sobre as suas consequências, expressar as suas opiniões, fazer perguntas, comunicar entendimentos de mundo, construir novos significados e contribuir para a aprendizagem de toda a comunidade escolar. Procuramos formar alunos investigadores, conhecedores, críticos, comunicativos, solidários, íntegros, de mente aberta, corajosos, equilibrados e reflexivos.
Investigadores
Mente aberta
Conhecedores
Corajosos
Críticos
Equilibrados
Comunicativos
Reflexivos
Solidários
Íntegros
Investigadores
Que desenvolvem sua curiosidade natural. Adquirem habilidades necessárias para conduzir investigação e pesquisa, mostrando autonomia em todo o processo de aprendizagem.
Mente aberta
Que entendem e apreciam sua própria cultura, história pessoal e identidade, e são flexíveis a perspectivas e tradições de outros indivíduos e comunidades.
Conhecedores
Que exploram ideias e questões de relevância local e global. Assim, promovem o desenvolvimento de um conhecimento profundo e uma compreensão multidisciplinar
Corajosos
Que enfrentam situações novas e incertas com coragem e bom senso, têm independência de espírito e são decididos e articulados na defesa de suas convicções.
Críticos
Que exercitam a habilidade crítica e criativa para propor soluções de problemas e tomar decisões sensatas e éticas.
Equilibrados
Entendem a importância do equilíbrio físico, emocional e intelectual para alcançar bem-estar pessoal e coletivo.
Comunicativos
Que expressam suas ideias com confiança em mais de uma língua e utilizam vários recursos de comunicação. Trabalham, com eficácia, em colaboração com os outros.
Reflexivos
Que valorizam seu processo de desenvolvimento e são capazes de reconhecer suas limitações e habilidades.
Solidários
Que mostram empatia, compaixão e respeito para com as necessidades e sentimentos do outro.
Íntegros
Que agem com princípios e honestidade, detentores de um forte senso de justiça e respeito pela dignidade do indivíduo, grupo e comunidade.
Na Beacon, acreditamos que a escola é um lugar de aprendizado contínuo, onde os educadores estão sempre em desenvolvimento. Oferecemos suporte para o aprimoramento profissional de nossas equipes pedagógica, operacional e administrativa por meio de reuniões colaborativas, períodos dedicados exclusivamente ao desenvolvimento profissional, além de acesso a cursos e workshops nacionais e internacionais.
Reconhecemos o impacto significativo que um educador bem preparado pode representar na vida de um aluno. Portanto, a Beacon promove iniciativas voltadas para fomentar um ambiente de trabalho agradável, intelectualmente estimulante e respeitoso.
Na Beacon, a diversidade é reconhecida e valorizada. A interação entre indivíduos de origem social, experiências pessoais e culturais diversas, assim como o contato com a pluralidade de pensamento, costumes, modos de vida e de expressão compõem um rico conjunto de possibilidades de aprendizagem.
A escola tem o compromisso de desenvolver e promover práticas afirmativas em prol da equidade racial e social, contribuindo assim com o desenvolvimento de alunos de mente aberta e uma comunidade diversa e inclusiva, onde estudantes, professores, funcionários e famílias sintam-se seguros e pertencentes ao ambiente escolar. Essa visão também está presente na busca pela formação de equipes de profissionais com diversidade étnica e social e pela integração de alunos bolsistas. Assim, como parte integrante do currículo, a escola desenvolve atividades voltadas para a mitigação de quaisquer formas de discriminação e intolerância.
O Instituto Beacon nasceu em 2023 para ampliar as conquistas do Projeto Jatobá, iniciado em 2016. O Instituto tem o compromisso de desenvolver e promover práticas de diversidade, contribuindo para a formação de uma comunidade mais inclusiva. Constituído como uma entidade legal independente, suas ações são financiadas por doações de membros da comunidade Beacon. Sonhamos em criar uma rede que possa mudar a vida de jovens, reduzir as desigualdades sociais e raciais e ampliar o impacto na sociedade por meio da educação.
Conheça o Instituto BeaconPrecisa de mais alguma informação? Entre em contato conosco e tiramos todas as suas dúvidas
Conheça melhor o nosso projeto pedagógico e nossas unidades
Conheça melhor o nosso projeto pedagógico e nossas unidades