IB Continuum

IB Continuum

O International Baccalaureate é uma comunidade global de escolas que tem a missão compartilhada de capacitar os jovens com valores, conhecimentos e habilidades para criar um mundo mais pacífico. O objetivo principal é desenvolver indivíduos com uma mentalidade internacional e que reconheçam os valores globais da humanidade e a responsabilidade que suas ações têm no planeta.

Como uma IB World School, a Beacon adota o Primary Years Programme (PYP) para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, o Middle Years Programme (MYP) no Ensino Fundamental II e oferece o Diploma Programme (DP) para alunos do Ensino Médio. A Beacon é uma escola IB Continuum e os programas do IB estão alinhados com os valores e a missão da nossa escola.

As avaliações dos programas podem ser internas ou externas e a escola é analisada e auditada pelo IB, resultando em um padrão de alta qualidade internacional que é mantido constantemente.

estudantes

International-mindedness

O objetivo de todos os programas do IB é desenvolver indivíduos com mentalidade internacional. Neste sentido, trabalhamos para que os nossos alunos reconheçam-se como agentes responsáveis e capazes de contribuir para mudanças positivas em busca de um mundo mais pacífico e sustentável para todos. Além disso, nutrimos o respeito e a valorização à diversidade como oportunidade de crescimento e aprendizagem. Estimulamos a reflexão sobre diferentes perspectivas, culturas e identidades.

Por fim, o multilinguismo é um elemento chave para o desenvolvimento de alunos com mentalidade internacional. A habilidade de se comunicar em diferentes línguas contribui para o entendimento, a conexão e a relação com diferentes culturas, povos e realidades. Assim, os alunos se sentem mais preparados e confiantes para se engajarem de forma mais responsável e ativa em situações e problemáticas locais e globais.

imagem

PYP

Oferecido na Beacon para crianças até 11 anos, o PYP adota uma abordagem de ensino e aprendizagem transdisciplinar e orientada por conceitos. O programa visa transcender as fronteiras tradicionais entre as diferentes áreas do conhecimento, permitindo a percepção e a criação de significados verdadeiros sobre o mundo. Por meio de um pensamento crítico aprimorado, os estudantes poderão aplicar e compartilhar seu conhecimento e sua compreensão com colegas, professores e a comunidade.

Nosso programa abrange Unidades de Investigação que fornecem aos alunos oportunidades transdisciplinares para desenvolver todos os atributos necessários, habilidades, conhecimento e compreensão conceitual dos temas transdisciplinares do PYP abaixo:

imagem

MYP

O MYP tem como objetivo desenvolver aprendizes ativos e jovens de mentalidade internacional que possam ter empatia com os outros, além de propósitos e significados importantes e relevantes para suas vidas e a comunidade. O programa capacita os alunos a investigarem uma ampla gama de questões e ideias de importância local, nacional e global. O resultado é a formação de jovens pensadores criativos, críticos e reflexivos. Além disso, ajuda os alunos  a desenvolverem sua compreensão pessoal, seu senso de si a responsabilidade em relação à sua comunidade e ao mundo.

Os alunos dos MYP desenvolvem uma compreensão de sua humanidade comum e da importância de participar de uma sociedade pacífica, criando um sentimento coletivo sobre o planeta, por meio da dos seguintes contextos globais:

  • Identidades e Relacionamentos - Identities and Relationships
  • Expressão Pessoal e Cultural - Personal and Cultural Expression.
  • Orientações em Espaço e Tempo - Orientations in Space and Time.
  • Inovações Científicas e Tecnológicas - Scientific and Technical Innovation.
  • Equidade e Desenvolvimento - Airness and Development.
  • Globalização e Sustentabilidade - Globalization and Sustainability.

O programa trabalha com oito áreas do conhecimento e apresenta uma abordagem interdisciplinar. As áreas do conhecimento trabalhadas no MYP são:

  • Aquisição de Linguagem - Language acquisition.
  • Linguagem e Literatura - Language and Literature.
  • Indivíduos e Sociedades - Individuals and Societies.
  • Ciências - Sciences.
  • Matemática - Mathematics.
  • Artes - Arts.
  • Educação Física e para a Saúde - Physical and health education.
  • Design.

imagem

DP

O Diploma Programme é um currículo equilibrado entre as mais diversas áreas de conhecimento, fazendo com que o aluno se desenvolva intelectualmente, pessoalmente e emocionalmente. O currículo é composto por seis áreas de conhecimento e o “DP Core” (“Theory of Knowledge”, “Creativity, Activity and Service”, “Extended Essay”).

O “DP Core” proporciona ao aluno a aquisição de pensamento crítico sobre a natureza do conhecimento, a elaboração de uma pesquisa individual e, ainda, como liderar um projeto que envolva um serviço à comunidade. As disciplinas cursadas estão inseridas em seis áreas do conhecimento:

  • Estudos em linguagem e literatura - “Studies in Language and Literature”.
  • Aquisição da Linguagem - Language Acquisition.
  • Indivíduos e Sociedades - Individuals and Societies.
  • Ciências - Sciences.
  • Matemática - Mathematics.
  • Artes - Arts.
A Beacon oferece várias opções de disciplinas dentro de cada área do conhecimento e o aluno escolhe cursar três em nível médio (“Standard level” ) e três em nível avançado (“Higher Level”). Essas escolhas tornam o currículo do estudante bastante diverso e individualizado.

imagem-card

Quem somos

Estudamos o ser humano, suas convicções e valores, direitos e responsabilidade e as interações e as diferentes culturas das famílias, comunidades e grupos que integramos e convivemos.

imagem-card

Onde nos encontramos no Tempo e no Espaço

Estudamos o contexto em que vivemos, no tempo e espaço; as narrativas pessoais e as histórias das sociedades em tempos diversos; o espaço geográfico percebido e modificado ao longo do tempo.

imagem-card

Como nos expressamos

Refletimos sobre as maneiras de expressar ideias, sentimentos, convicções e valores; experimentamos diferentes meios para apreciar e expressar nossa criatividade e nossa compreensão do mundo.

imagem-card

Como funciona o mundo

Investigamos a natureza e a relação do homem com seu meio; como o ser humano compreende o funcionamento do mundo que cerca e cria artefatos científicos e tecnológicos, e quais são seus impactos na sociedade e no meio ambiente.

imagem-card

Como nos organizamos

Estudamos o funcionamento dos grupos e sociedades criados pela humanidade, as estruturas e funções das organizações, as escolhas de indivíduos e sociedades e as repercussões na vida de todos.

imagem-card

Como compartilhamos o planeta

Refletimos sobre os direitos e responsabilidades a cerca da preservação, do uso e da partilha de recursos escassos no ambiente que em vivemos e em que construímos a coexistência com diferentes grupos de comunidade.