09.10.2024
O Parlamento Jovem é um projeto da Câmara Municipal de São Paulo que seleciona Projetos de Lei criados por estudantes do Ensino Fundamental 2 de toda a cidade para passarem pelo processo legislativo paulistano.
No Contexto da Beacon School, é um projeto de síntese do Y9 que envolve todo o ano letivo, tendo momentos importantes como o Estudo do Meio para Brasília e a Saída Pedagógica por trens e metrôs pela cidade de São Paulo.
O projeto tem como base o desenvolvimento da cidadania ativa e propositiva, que propõe a participação efetiva dos cidadãos na vida pública e na tomada de decisões que afetam diretamente as suas comunidades. O intuito, de modo geral, é desenvolver habilidades acadêmicas, comunicativas e sociais por meio da integração entre as disciplinas de Geografia, História e Português. Ao mesmo tempo, provocando e evidenciando o processo de desenvolvimento da autonomia própria da adolescência ao instigar os estudantes a estabelecer relações entre as suas perspectivas individuais de mundo e as necessidades concretas da cidade.
Academicamente, são trabalhados o processo de pesquisa e argumentação com base em dados, fatos, conceitos e processos históricos e geográficos; além da relação entre o global e o local e o estilo de escrita próprio de textos dissertativos-argumentativos. Quais os eventos e processos históricos influenciam na temática selecionada? Quais as questões localizacionais e geográficas evidenciam a diferente espacialização do eventos selecionados em relação ao local e global? Dessa forma, busca-se desenvolver o fundamento da força de convencimento de textos escritos e orais.
Em relação às habilidades comunicativas, desenvolve-se a capacidade de organizar o pensamento por meio da seleção e hierarquização dos argumentos históricos e geográficos, selecionando aqueles que apresentam maior poder de coesão e coerência em relação à construção do pensamento e do objeto específico abordado na lei. Por fim, os alunos são instigados a analisar e refletir sobre discursos orais de grande influência em nossa sociedade, como por exemplo o “I have a dream”, de Martin Luther King Jr. Ao analisar diferentes discursos, objetiva-se que compreendam as técnicas e estilos de discursos orais utilizados em nosso cotidiano e, assim, possam reinterpretá-los à própria maneira, discursando eles mesmos com desenvoltura necessária para nos convencer que a ideia que propuseram é a melhor para a cidade de São Paulo.
Socialmente, o Projeto coloca-os numa relação entre o individual e o coletivo, seja ao avançar seus conhecimentos sobre a cidade de São Paulo, na produção do discurso, na realização do discurso oral para um público de 70 a 80 pessoas e ao longo das aulas. Durante 15 dias do Projeto, os alunos tiveram aulas para praticar seus discursos e serem orientados em relação à postura corporal, tom e variação tonal da voz, uso de expressões faciais, fluidez da fala, uso de teatralidade, entre outros. Nestes momentos, são provocados a realizarem eles mesmos os “feedbacks” e “feedforwards” necessários aos seus colegas, desenvolvendo também a postura respeitosa e atenta de escuta.
É um processo muito bonito de ver a turma descobrindo quais interesses próprios fazem sentido à vida coletiva, quais os argumentos de maior força, como costurá-los de forma coesa e coerente, quais estilos discursivos melhor os representam, bem como superando limites pessoais e sociais, fortalecendo seus laços ao perceberem a necessidade de apoio de colegas para o avanço acadêmico, comunicativo e social. Ao atuar nos limites das capacidades de nossos adolescentes, os vemos superar os desafios com muita beleza.
09.12.2024
PYPx 2024
Nos dias 03 e 04 de dezembro, aconteceu o PYP Exhibition, um dos momentos mais importantes d [ ... ]
05.12.2024
Espetáculo “Além do Olhar”
A arte tem o poder de nos tirar da zona de conforto, convidando-nos a refletir, transformar [ ... ]
27.11.2024
Alunos do G5 visitam o G6 no Campus
Os alunos do G6 (6 anos) receberam seus colegas do G5 (5 anos) em uma visita ao Campus. Na d [ ... ]