05.03.2025

Personal Inquiry Club

O Personal Inquiry Club (PIC) é uma iniciativa que permite aos alunos investigar temas de interesse pessoal, desenvolvendo a autonomia, a curiosidade e o gosto pela aprendizagem. Baseado na ideia de que crianças são naturalmente questionadoras, o PIC proporciona um ambiente acolhedor e ao mesmo tempo desafiador para que elas possam explorar as suas paixões. 

Para que isso aconteça, o PIC oferece um ambiente seguro e estruturado, onde os estudantes podem exercitar e ampliar sua autonomia. Durante o processo, eles formulam suas perguntas, planejam seu processo de pesquisa e escolhem os recursos que utilizarão para encontrar respostas, além de encontrar meios de divulgar para a comunidade como preferirem. 

Embora desenvolvam projetos individuais,  os alunos fazem parte de um grupo colaborativo, onde o apoio e troca de incentivos são constantes. Além disso, têm o suporte de um mentor que oferece orientação semanal, criando um ambiente propício para que se sintam seguros e confiantes ao tomar decisões fundamentais e conduzir suas pesquisas com crescente autonomia. Nesse processo, cada aluno avança no seu próprio aprendizado e contribui para o desenvolvimento dos colegas, compartilhando descobertas e explorando, juntos, novos temas e perspectivas.

O PIC valoriza os estudantes como investigadores, considerando suas paixões e objetivos pessoais. Com isso, desenvolvem uma compreensão mais profunda do mundo ao seu redor, aplicando conhecimentos prévios, testando hipóteses e transferindo seus conhecimentos entre as mais diferentes áreas. 

Quem está envolvido?

Considerando que em uma comunidade IB, todos os membros são aprendizes ao longo da vida, para que o PIC seja uma experiência significativa, existem papéis específicos desempenhados por seus participantes. Veja-os a seguir:

Investigadores: estudantes selecionados para participar do Personal Inquiry Club. Eles se comprometem com reuniões semanais, prazos e seu processo de pesquisa.

Mentor: professor que colabora com os investigadores no desenvolvimento e condução da jornada de investigação, oferecendo suporte e orientação adequados à faixa etária e nível de desenvolvimento dos alunos.

Mentor assistente: estudante de uma série mais avançada, com experiência prévia em investigações pessoais, que auxilia o grupo.

Professores e coordenadores de série: selecionam os estudantes que demonstram um perfil investigador e agente para ingressar no clube a cada semestre.

Coordenador PYP: apoia o mentor e os investigadores para que sigam as abordagens IB de ensino e aprendizagem durante o processo.

Famílias: desempenham um papel fundamental no suporte aos investigadores, contribuindo para seus processos. Elas fornecem recursos e oportunidades para que os estudantes aprofundem suas questões, além de incentivá-los a explorar diferentes perspectivas. Também oferecem orientação e apoio em casa para a realização de tarefas do clube, garantindo um ambiente que potencializa a investigação. Para estimular o pensamento crítico, podem fazer perguntas que incentivem a reflexão sobre o que aprenderam, o que ainda desejam descobrir, como suas ideias evoluíram e de que forma seu aprendizado se conecta ao mundo ao seu redor. 

Combinados e regras

Para permanecer no clube, os investigadores devem seguir uma série de regras que contribuem para um perfil de estudante comprometido e colaborativo. Entre elas estão a pontualidade e comparecimento às reuniões, o que, caso desrespeitado, pode ocasionar no desligamento do Personal inquiry Club. O aluno deve demonstrar princípios no processo, assumindo a autonomia concedida e cumprindo com prazos acordados com o mentor.

Aprendendo a aprender

Os investigadores receberão instruções sobre habilidades e processos necessários para investigações eficazes, além do esclarecimento do papel do estudante. As habilidades exploradas abrangem todo o processo, incluindo a formulação de perguntas (por exemplo, abertas, fechadas, factuais, conceituais, debatíveis), a identificação de fontes confiáveis, a tomada de notas, a análise crítica de fontes, a condução de entrevistas, entre outras. Eles também serão expostos às suas responsabilidades, como organização, formulação de perguntas norteadoras, documentação, estímulo à reflexão, autoavaliação/avaliação pelos pares e ação.

Ambiente

Os investigadores e o mentor criam uma atmosfera de curiosidade e motivação. Diferentes estratégias são utilizadas para ajudar os estudantes a se conectarem com os temas de seu interesse e decidirem sobre sua pesquisa. Os investigadores compartilharão suas paixões, hobbies e interesses com o grupo, explorarão suas curiosidades sobre o mundo ao seu redor e escolherão uma área de foco para formular sua questão central. Durante as etapas iniciais, também definirão seu objetivo pessoal que buscam alcançar pelo PIC.

Planejamento e investigação

Após escolherem o tema, os investigadores iniciam a próxima etapa: o planejamento da investigação. Eles farão isso formulando a ideia central e as perguntas iniciais, além de desenvolverem habilidades de pesquisa, que incluem observação, formulação de perguntas, avaliação de fontes, tomada de notas, análise e interpretação de dados e reflexão. Na fase de investigação, uma variedade de recursos pode ser utilizada. Os estudantes são apresentados ao método MISO (Methods to Find Information) — Mídia, Entrevista, Pesquisa e Observação. 

Registros

A documentação é realizada em formato de diário, onde os estudantes registram anotações sobre suas investigações, entrevistas, pesquisas, novos aprendizados, novas perguntas e descobertas. Os diários podem ser criados utilizando diversas ferramentas digitais e não digitais, incluindo cadernos, Google Docs, Seesaw, Padlets, apresentações de slides, e diferentes mídias artísticas (como pôsteres, pastas e portfólios) para adicionar imagens, áudios, links, entre outros.

Celebrando a aprendizagem e a devolutiva

Para concluir seu processo, os investigadores são convidados a refletir sobre sua jornada por meio de atividades lúdicas e discussões em grupo. Durante esses momentos, eles dão e recebem feedback de seus colegas e realizam uma autoavaliação sobre sua investigação e as habilidades que desenvolveram. Cada investigador que completar toda a jornada receberá um certificado de participação e conquista.

O Personal Inquiry Club representa uma abordagem pedagógica inovadora e fundamental para o desenvolvimento dos alunos enquanto pesquisadores. Ao incentivar a investigação baseada em interesses próprios e a aprendizagem ativa, o clube promove a autonomia intelectual, o pensamento crítico, a paixão pelo conhecimento e a colaboração, preparando os estudantes para desafios dentro e fora do ambiente escolar. Além disso, ao integrar diferentes áreas do conhecimento e estimular a curiosidade, essa iniciativa fortalece a construção de uma cultura escolar mais engajada, participativa e conectada com as demandas do mundo contemporâneo. 

Outras notícias

18.03.2025

Professoras publicam livro de história infantil bilíngue

As professoras Isabel Ferreira e Thaiza Barros lançaram o livro ‘’Mia, Eu Mesma e o Sopro’’. [ ... ]

Leia mais

12.03.2025

Reflexões do SXSW EDU: Inovação, Conexão e o Futuro da Educação

Participar do SXSW EDU foi uma experiência inspiradora e transformadora, marcada por discuss [ ... ]

Leia mais

05.03.2025

Personal Inquiry Club

O Personal Inquiry Club (PIC) é uma iniciativa que permite aos alunos investigar temas de in [ ... ]

Leia mais
Veja todas as notícias