
12.03.2025
Participar do SXSW EDU foi uma experiência inspiradora e transformadora, marcada por discussões profundas e trocas com escolas de ponta e educadores de todo o mundo. O evento promoveu uma forte conexão entre instituições que compartilham um objetivo comum: redefinir o futuro da educação por meio da colaboração, inovação e intencionalidade. Desde mesas-redondas, workshops e painéis, até sessões lideradas por alunos, a diversidade de formatos proporcionou perspectivas únicas sobre os temas mais relevantes da educação atual.
Um dos temas centrais da conferência foi o desenvolvimento das competências humanas e a importância de torná-las explícitas no processo de aprendizagem. As sessões exploraram como a inteligência artificial precisa ser humanizada, garantindo que os alunos compreendam o que a IA sabe, como ela funciona e por que o papel humano continua insubstituível. Metacognição, análise de dados e saúde mental também surgiram como áreas essenciais que exigem maior atenção na educação contemporânea. Os palestrantes enfatizaram a necessidade de capacitar os alunos a fazer perguntas mais profundas e a se envolver em um pensamento crítico significativo, usando a IA como ferramenta, mas não como substituta da investigação humana.
Outro foco importante foi o uso de dados para embasar decisões e impulsionar a aprendizagem dos alunos. Estudos de caso bem-sucedidos destacaram como o uso de dados pode permitir que os estudantes assumam o protagonismo de sua educação. Esse debate está alinhado a um chamado mais amplo para integrar competências relacionadas a dados desde a educação infantil até o ensino médio, incorporando-as não somente na Matemática mas também em disciplinas da área de humanas.
Outro ponto de destaque foi a necessidade urgente de repensar as tarefas escritas na era da IA. Os alunos estão se tornando especialistas em parafrasear, mas a verdadeira proficiência na escrita e a compreensão conceitual exigem uma mudança para abordagens que priorizem comparação, contraste e análises mais aprofundadas. A IA deve ser adotada como ferramenta de aprendizagem, com ênfase no desenvolvimento de prompts, permitindo que os educadores avaliem não apenas os resultados dos alunos, mas também seus processos de pensamento. Por fim, o desenvolvimento profissional dos professores precisa evoluir, com a co-criação de oportunidades de formação e a implementação efetiva de um programa com uso sistematizado da IA para impulsionar a inovação nas escolas.
Além da conferência, a experiência foi enriquecida com visitas a escolas inovadoras, uma universidade e uma escola IB, proporcionando uma visão mais ampla sobre práticas educacionais eficazes. Essas visitas foram fundamentais para compreender como diferentes instituições estão promovendo aprendizagem ativa e desenvolvendo competências essenciais para os alunos do século XXI. A troca de experiências permitiu identificar boas ideias que podem ser adaptadas e implementadas, fortalecendo o compromisso com a educação de nossos alunos.
O futuro da educação está na intencionalidade, adaptabilidade e integração estratégica da tecnologia, sempre mantendo as conexões humanas no centro. A Beacon já está trilhando esse caminho de forma gradual mas significativa reafirmando que estamos alinhados com as melhores práticas educacionais globais e que seguimos na direção certa para preparar nossos alunos para os desafios do século XXI.
18.03.2025
Professoras publicam livro de história infantil bilíngue
As professoras Isabel Ferreira e Thaiza Barros lançaram o livro ‘’Mia, Eu Mesma e o Sopro’’. [ ... ]
12.03.2025
Reflexões do SXSW EDU: Inovação, Conexão e o Futuro da Educação
Participar do SXSW EDU foi uma experiência inspiradora e transformadora, marcada por discuss [ ... ]
05.03.2025
Personal Inquiry Club
O Personal Inquiry Club (PIC) é uma iniciativa que permite aos alunos investigar temas de in [ ... ]