Na Beacon, reconhecemos que a chegada à escola é a primeira experiência fora do ambiente familiar para as crianças, e garantimos um cuidadoso processo de adaptação. Acolhemos os pequenos dentro de um ambiente construído especialmente para eles, priorizando o brincar como forma de desenvolvimento da independência, organização e autoestima.
As atividades, individuais e em grupo, valorizam os interesses da criança e suas necessidades e habilidades, promovendo investigação, exploração e trocas. Na parceria entre família e escola, cuidamos da adaptação respeitando o tempo e as necessidades de cada criança, celebrando esse momento especial na vida delas e de suas famílias.
Assista ao vídeo e saiba maisOs Campos de Experiências reconhecem que a imersão das crianças em práticas sociais e culturais criativas e interativas promovem aprendizados significativos. São um arranjo curricular que organiza e integra brincadeiras, observações, interações que acontecem na rotina da escola. Dão intencionalidade para as práticas pedagógicas e colocam a criança no centro do processo.
Focado nas múltiplas linguagens das crianças, nosso currículo está conectado às Unidades de Investigação do Primary Years Programme (PYP) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este, é organizado pelas seguintes áreas de conhecimento: Identidade e Autonomia, Linguagens, Ciências da Natureza e Sociedade, Matemática, Artes Visuais, Música e Jogos Dramáticos, e Corpo e Movimento.
O programa da Educação Infantil é também inspirado pelas abordagens educacionais de Montessori e Reggio Emilia. É dando ênfase ao aprendizado por meio do brincar e da exploração que nossos alunos desenvolvem o interesse e a curiosidade em aprender sobre o mundo a sua volta.
Embora distintas, as abordagens compartilham de valores e princípios que as tornam complementares em nossa prática educativa. Ambas reconhecem a importância da autonomia da criança, e seu protagonismo por meio de um aprendizado ativo e do ambiente como elemento fundamental nos percursos investigativos.
Identidade e Autonomia - O convívio diário na escola conta com a mediação cuidadosa dos educadores para promover a autonomia e favorecer interações respeitosas e ricas em trocas entre pares. É por meio dessa rotina que a criança vai ampliando conceitos para compreender a si, ao outro e como pertencente aos grupos (família, escola e coletividade). As culturas, as celebrações, as línguas e a diversidade são apresentadas e trabalhadas de forma convidativa, priorizando o brincar.
Na Beacon, valorizamos as diversas formas de expressão, como nos movimentos do corpo, gestos, artes visuais, música e interações. A imersão na língua inglesa ocorre de forma integrada ao dia a dia escolar, assim como no português, ampliando o repertório cultural e as possibilidades de comunicação da criança.
Diariamente, as crianças entram em contato com o faz de conta e a própria imaginação, as histórias, as canções e parlendas, jogos e experiências, com uma variedade de materiais de diversas culturas. O trabalho com objetos não estruturados, as aulas de música e as aulas no atelier instrumentalizam e favorecem a apropriação da livre expressão e dos processos criativos desenvolvidos pelas crianças.
As descobertas da matemática acontecem por meio de jogos e brincadeiras, além de serem encorajadas no dia a dia escolar. A compreensão de peso, quantidade, volume, dedução, classificação, sequência, raciocínio lógico e numeração integram a rotina de forma espontânea nos espaços investigativos de brincadeira. Projetos e experimentos que promovam a compreensão dos conceitos matemáticos fazem parte do planejamento diário das aulas na Educação Infantil.
Temos um currículo fundamentado nas investigações das crianças. As propostas procuram integrar um amplo repertório cultural, a busca por conhecimento em experiências lúdicas de pesquisa científica e estudos do meio. A escola é pensada para que os questionamentos e as explorações das crianças possam acontecer de forma livre, mediada pelo educador, e para que sejam priorizadas.
As aulas de Corpo e Movimento trabalham com o desenvolvimento global da criança, alinhadas ao currículo investigativo. As crianças são apresentadas a jogos de cooperação, e iniciam a compreensão das regras, ampliando a consciência de si e do outro. Por meio de brincadeiras que ampliam a consciência corporal, as crianças exploram movimentos e gestos, trabalhando a motricidade fina e grossa. O eu, o outro e o nós O convívio diário na escola conta com a mediação cuidadosa dos educadores para promover a autonomia e favorecer interações respeitosas e ricas em trocas entre pares. É por meio dessa rotina que a criança vai ampliando conceitos para compreender a si, ao outro e se sentir pertencente aos grupos (família, escola e coletividade). As culturas, as celebrações, as línguas e a diversidade vão sendo apresentadas de forma convidativa, priorizando o brincar. Corpo, gestos e movimentos As aulas de Corpo e Movimento trabalham com o desenvolvimento global da criança, alinhadas com o currículo investigativo. As crianças são apresentadas a jogos de cooperação, e iniciam a compreensão das regras ampliando a compreensão de si e do outro. Por meio de brincadeiras que ampliam a consciência corporal, as crianças exploram movimentos e gestos, trabalhando a motricidade fina e grossa. Traços, sons, cores e formas De forma diária as crianças entram em contato com o faz de conta, as histórias, as canções, parlendas, jogos e experiências com uma variedade de materiais, de diversas culturas. O trabalho com objetos não estruturados, as aulas de música, assim como o ateliê, instrumentalizam e favorecem a apropriação da livre expressão e processos criativos pelas crianças. Escuta, fala, pensamento e imaginação Na Beacon valorizamos as diversas formas de expressão, nos movimentos do corpo, gestos, artes visuais, música e interações. A imersão na língua inglesa ocorre de forma integrada ao dia a dia escolar, assim como o português ampliando o repertório cultural e as possibilidades de comunicação da criança. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações As descobertas da matemática acontecem por meio de jogos e brincadeiras e são encorajadas no dia a dia escolar. A compreensão de peso, quantidade, volume, dedução, classificação, sequência, raciocínio lógico e numeração integram a rotina de forma espontânea nos espaços investigativos de brincadeira. Projetos e experimentos que promovam a compreensão dos conceitos matemáticos fazem parte do planejamento diário das aulas na Educação Infantil.
Conheça melhor o nosso projeto pedagógico e nossas unidades
Conheça melhor o nosso projeto pedagógico e nossas unidades