Para atender o jovem das séries finais do Ensino Fundamental, a escola se estrutura como um ambiente desafiador, em que o aluno abraça o seu desenvolvimento pessoal e coletivo. O rigor acadêmico, a construção de uma postura de estudante capaz de transitar entre diferentes informações, compreender e produzir nas mais diversas linguagens, além de comprometer-se com seu processo e suas escolhas, são marcas do período, vivido em meio a transformações próprias da adolescência.
O currículo integrado, interdisciplinar e contextualizado aprofunda as áreas específicas do conhecimento e propicia o domínio sobre conteúdos, conceitos e os meios para expressá-los nas diferentes linguagens.
Assista ao vídeo e saiba maisA área de línguas reúne os estudos de Língua e Literatura Brasileira e Inglesa. A investigação está no centro do aprendizado de idiomas e objetiva apoiar a compreensão dos alunos, proporcionando-lhes oportunidades de investigar, agir e refletir de forma independente e colaborativa sobre seu aprendizado. Sendo a linguagem fundamental para o pensamento crítico, a compreensão e a interação intercultural nas várias comunidades a que os alunos pertencem, a Beacon favorece seu envolvimento com os diversos gêneros literários e não literários, estilos e técnicas de escrita, em inglês e português.A linguagem é imprescindível para explorar e sustentar o desenvolvimento pessoal e a identidade cultural, bem como fornece uma estrutura intelectual que apoia a construção da compreensão conceitual.
A língua espanhola tem por foco, neste segmento, desenvolver as habilidades de leitura, escrita, escuta e fala, além de ampliar o conhecimento sobre os aspectos geográfico e histórico-social dos países de língua espanhola. Ao final do ciclo, o aluno é capaz de compreender e produzir textos e comunicar-se oralmente, descrevendo acontecimentos e desejos, além de expressar opiniões.
A Matemática apresenta três desafios para os alunos deste ciclo: ampliar os conhecimentos já trabalhados anteriormente, desenvolver habilidades e competências necessárias ao Ensino Médio, e manter o encanto pelos desafios da área e pelas conexões com a vida social. O trabalho envolve a aprendizagem baseada em problemas, além da investigação e da aplicação do conhecimento matemático em situações escolares ou fora desse ambiente. Tem por foco o letramento matemático, que é a capacidade de formular, empregar e interpretar a matemática em contextos variados. Isso inclui raciocinar matematicamente e utilizar conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas para descrever, explicar e prever ou estimar fenômenos.
As áreas de Geografia e História são tratadas por professores especialistas, tendo a temática Indivíduos e Sociedades como objeto a ser investigado com os instrumentos de cada área. Os alunos coletam, descrevem e analisam dados, testam hipóteses e aprendem a interpretar informações complexas. É essencial que os alunos aprendam a respeitar e compreender o mundo ao seu redor, além de desenvolver as competências necessárias para investigar fatores históricos, geográficos, políticos, sociais, econômicos, religiosos, tecnológicos e culturais.
O curso de Ciências inclui conteúdos conceituais das áreas de Biologia, Química, Física, Geologia e Astronomia, bem como suas conexões com outras áreas do conhecimento. A estrutura curricular incentiva os alunos a investigar questões por meio de pesquisa, observação e experimentação, trabalhando de forma independente e colaborativa. À medida que investigam exemplos reais de aplicação da ciência, os alunos descobrirão as tensões e dependências entre ciência e moralidade, ética, cultura, economia, política e meio ambiente. Além disso, ao trabalhar os registros das diferentes propostas, o aluno desenvolve a linguagem científica, adquirindo o critério de rigor na produção textual.
O curso de Artes é desenvolvido em três frentes: Artes Visuais, Música e Teatro. Por meio do conhecimento de cada uma dessas disciplinas, ministradas por professores especialistas, nossos alunos têm a oportunidade de articular os saberes específicos de cada uma dessas linguagens com a prática de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre diferentes formas artísticas. A prática investigativa conduz os processos criativos que constituem o modo de produção e organização do conhecimento. As vivências e experiências artísticas, bem como os produtos resultantes desses processos são entendidos como uma prática social, integram e atualizam o ambiente da escola, possibilitando que os alunos sejam protagonistas e criadores. As artes estimulam a imaginação dos jovens, desafiam as percepções e desenvolvem habilidades criativas e analíticas. O envolvimento nas artes incentiva os alunos a compreendê-las em seus contextos, assim como as histórias culturais das obras, o que apoia o desenvolvimento de uma visão de mundo questionadora e empática. As artes desafiam e enriquecem a identidade pessoal e conscientizam a estética em um contexto do mundo real.
A área de Educação Física e de Saúde capacita os alunos a compreender e apreciar o valor de ser fisicamente ativo e desenvolver a motivação para fazer escolhas de vida saudáveis. Por meio de oportunidades de aprendizagem ativas, de natureza holística e voltadas ao bem-estar, o curso promove o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuirão para um estilo de vida equilibrado e saudável do aluno. Essa área também oferece muitas oportunidades para construir relacionamentos interpessoais positivos, que podem ajudar os alunos a desenvolver um senso de responsabilidade social.
Parte integrante do currículo MYP/IB, a área de Design passou a integrar o currículo em 2022. O design desafia todos os alunos a aplicar habilidades de pensamento prático e criativo para resolver problemas, além de explorar o seu papel em contextos históricos e contemporâneos. O processo de trabalho se constrói por meio do ciclo de design, que se inicia com tomada de decisões de projeto e posterior ação. O ciclo articula investigação e análise de problemas de design por parte do aluno, segue com desenvolvimento e criação de soluções viáveis, teste, avaliação de modelos, confecção de protótipos, produtos ou sistemas. O design thinking, dentre outras metodologias ativas, é usado como recurso de trabalho, e as várias tecnologias, de alta e baixa complexidade, são utilizadas como ferramentas.
Conheça melhor o nosso projeto pedagógico e nossas unidades
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